quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A Química na Construção Civil: Cimento



  A Química na Construção Civil: Cimento 












O cimento Portland  foi descoberto em meados dos ano de 1756 ele é composto de calcário,argila e minério de ferro ou bauxita queimados num forno e com esse processo de aquecimento surgi o então chamado  clínquer que  é nada mais do que Silicato tricálcico (CaO)3SiO2 e Silicato dicálcico (CaO)2SiO2 Aluminato tricálcico (CaO)3Al2O3 0-13% C3 A (celíta) Ferroaluminato tetracálcico (CaO)4Al2O3Fe2O3 0-18% C4A F (felita). Estes compostos trazem acentuada característica de ligante hidráulico e estão diretamente relacionados com a resistência mecânica do material após a hidratação. depois de resfriado e adicionado com gesso,são moídos e misturados para formar esse pó bem fino. Hoje misturam- se também outros materiais, chamados pelas indústrias de "adições" para dar características especiais ao cimento. Já se utiliza,misturado ao clínquer, escória de alto-forno, aquele pó bem fino do carvão mineral queimado,argila queimada e até o pó da casca de arroz. Essas adições tornam o concreto seco tão duro, que fica muito difícil penetrar água e estragar a estrutura. Esses pós bem finos que são adicionados ocupam o espaço entre as pedras do concreto, para não deixar vazios.
Cada fabricante possui um padrão de informações, apenas algumas são
       obrigatórias e devem constar no verso.A norma que rege os cimentos Portland é a NBR 5732/1991. Outros tipos de cimento possuem normas próprias

Os fabricantes reservam a parte de trás do saco para dar informações de uso e cuidados com o produto, como se fosse uma bula de remédio:
»
Como manipular o produto
»
Perigo de inalação ou contato com os olhos e as mãos
»
Tempo de cura desejável (quanto tempo deve umedecer o concreto)
»
Forma correta de estocar
»
Tempo recomendável de mistura
»
Como aplicar o produto » Norma de conformidade
»
Composição do produto » Selo de Qualidade da Associação Brasileira de Cimento Portland
Fala-se que o cimento é um aglomerante, isto é, quando entra em contato com a água, endurece e toma a forma que a gente desejar, como pilares e vigas. Também é um "adesivo", ou seja, como argamassa colante, para assentar pedras e revestimentos, unir tijolos de alvenaria etc. O cimento é um material compatível com quase todos os materiais de construção, por isso é tão usado. Mas tudo isso você já sabia.Vamos então agora conhecer os principais tipos de cimento Portland


Tipos de Cimento 


Nesse espaço deixaremos um vídeo para vocês poderem compreender melhor cada tipo de cimento e para que cada um é indicado: 





Os Riscos Causados Pelo Uso do Cimento


 A utilização do cimento, sem o uso de equipamentos de proteção adequados, poderá acarretar sérios danos à saúde do trabalhador. É classificado como ‘material irritante’, ou seja, reage em contato com a pele, com os olhos e vias respiratórias. Para melhor compreendermos, o cimento reage em contato com a epiderme devido à sua umidade (transpiração do corpo), após contato prolongado. A liberação de calor, por reação em contato com superfície líquida, provoca lesões que variam desde queimaduras até dermatites de contato. É comum observar a ação alcalina do cimento sobre a superfície da pele (em especial, mãos e pés) nos operários da construção civil. O cimento exerce um efeito abrasivo sobre a camada córnea da pele. As lesões são claramente visíveis: vermelhidão (eritema), inchaço (edema), eczema, bolhas, fissuras e necrose do tecido. Em situações especiais de contato, por exemplo, poderia ocorrer o ingresso do cimento no interior de um EPI – como a bota – e, o atrito com a pele, provocaria ulcerações, culminando em necrose. Os cuidados devem ser redobrados coma sensibilidade dos olhos: o cimento pode causar irritações conjuntivas e até mesmo lesões mais graves e irreversíveis como a cegueira. As imagens a seguir exemplificam algumas lesões (dermatites de contato) causadas pelo contato com o cimento sem a devida ou correta utilização de equipamentos de proteção individual:

lesão causada pelo uso do cimento sem a proteção necessária 









 Referencias
http://pedreirao.com.br/concreto/tipos-e-caracteristicas-de-cimentos-passo-a-passo-2/
http://www.segurancanotrabalho.eng.br/artigos/rcimento.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário